Pular para o conteúdo principal

Resumo de livros: versatilidade, assertividade e eficiência

Este trabalho envolveu habilidades diversas para a produção do conteúdo, no caso, resumo de livros:

  • Redação
  • Revisão de texto
  • Diagramação em modelo pronto
    • Indesign
    • Photoshop
    • PowerPoint
  • Gestão
    • Monday.com
    • Trello
compútador com duas telas

Contexto do projeto

Entre os trabalhos mais intensos e interessantes que já realizei, inclui-se o resumo de mais de 100 livros para a UOL EdTech de junho de 2021 a julho de 2022. A empresa especializada em tecnologia e educação me contratou para um projeto da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

O projeto consistiu em disponibilizar resumo de livros empregados na bibliografia de disciplinas acadêmicas dos cursos da UNESC. Dessa forma, os universitários teriam à disposição outra forma de complementar os estudos.

Resumindo as obras

Medicina, Psicologia, Enfermagem, Educação Física, Sociologia, Farmácia, Informática, Direito, Design, Economia, Filosofia, Gestão Pública, Antropologia, Contabilidade, Meio Ambiente. Estes foram alguns dos temas com os quais tive contato resumindo livros, que variavam em numerosos subtópicos, em português e em inglês.

Diante do altíssimo volume de informações e prazos acelerados, criei uma técnica para captar ideias importantes das obras e transmiti-las sem que perdessem o contexto. A sacada era compreender a estrutura do livro, ou seja, como os autores dividiam e apresentavam os tópicos. Uma vez identificada, era fácil encontrar informações-chave.

Nesse processo, outro elemento indispensável foi a assertividade. Isso porque, perante um livro inteiro, geralmente sobre assuntos pouco familiares, seria um pulo para ceder à tentação de ir longe demais no resumo.

Este, por sua vez, tinha limite de 10 páginas, não importasse o tamanho da obra. Por isso era fundamental a segurança de entregar exatamente o combinado: um resumo cujo propósito era complementar a experiência de aprendizagem do aluno, e não substituir a leitura completa.

Formatos e aplicativos diversos

Mais um fator interessante desse projeto foi a natureza multimídia dos materiais. Todos os textos eram narrados depois da revisão. Sendo assim, cuidei para que a linguagem fosse compatível tanto para leitura silenciosa quanto em voz alta. A experiência do usuário sempre em primeiro lugar.

Após escrito e narrado, cabia a mim inserir o resumo em um modelo pronto, previamente criado por um designer. Para tanto, utilizava PowerPoint, Indesign e Photoshop. O processo consistia em colocar os textos, mapa mental, capa do livro, foto do autor e o arquivo de áudio, cuidando para respeitar a diagramação original. Por fim, exportava os arquivos nos formatos PDF e HMTL5.

Além de todo o trabalho de resumir os livros e preparar o material, a organização e disponibilização das mídias se destacou. Afinal, o contrato previa o envio não só dos arquivos finais, como também dos abertos por meio da plataforma Monday.com.

notebook com um livro na frente

Nesse sentido, armazenei tudo em pastas bem divididas e salvas em nuvem, de modo que pudesse mandá-las novamente de qualquer lugar em caso de urgência. E de fato houve demandas assim, provando que valeu a pena o dispositivo extra de segurança. Em complemento ao fluxo da UOL EdTech pela Monday.com, criei um controle interno no Trello, o que facilitou a visualização das demandas e contribuiu para o cumprimento do prazo de absolutamente todos os mais de 100 resumos entregues.

Por força de contrato, não posso disponibilizar nenhum resumo como exemplo.

Veja outras seções do portfólio:


 

Postagens mais visitadas deste blog

Por que ferramentas de redação, edição e revisão fazem a diferença

Coesão e coerência: como escrever com clareza e objetividade

A importância de escrever bem para o marketing pessoal